3-slideshow.jpg

Artigos

Mitos sobre as emoções

None

Ao longo da nossa vida, vamos ouvindo e desenvolvendo ideias em torno daquilo que nós e os outros sentem. Frases ditas tantas vezes que, mesmo não sendo exatamente verdadeiras, ganham tamanha força e credibilidade que nos fazem acreditar nelas como se fossem de facto verdade.

Conheça então alguns mitos em torno das emoções e questione-se.

Mito 1. Existem emoções boas e más

Na verdade, o facto de uma emoção ser desagradável não significa que ela seja má ou prejudicial. O que fazemos com essa emoção é que pode ser bom ou mau.
É certo que algumas emoções são desagradáveis de se sentir, como a tristeza ou a raiva, porque nos causam dor e desconforto, mas a dor faz parte do nosso mecanismo de preservação. A emoção pode ser dolorosa, mas é benéfica e funcional para nós porque a dor emocional pode ser um aviso para estarmos atentos a algo que está a acontecer e que, para nosso bem, deve ser alterado.

Mito 2. Mostrar emoções é sinal de fraqueza

Ainda hoje é muito frequente ouvirmos expressões como “os homens não choram” ou “tristezas não pagam dívidas”, que nos levam a crer que é errado demonstrarmos o que estamos a sentir. 
É claro que em alguns ambientes e perto de certas pessoas é prudente tomar mais cuidado ao demonstrar as nossas emoções. Nesses casos, elas podem ser mal interpretadas. Mas na generalidade dos casos, é justamente quando mostramos o que sentimos que deixamos transparecer a nossa força interior, porque mostrar o que estamos a sentir demonstra que estamos conscientes das nossas emoções e isso é um sinal de força, não de fraqueza.

Mito 3. “Eu não me devia sentir assim”

Frequentemente as pessoas dizem coisas como “eu sei que não deveria estar tão chateado por algo tão pequeno” ou “eu realmente deveria estar mais feliz”. Mas a verdade é que todas as emoções são funcionais. Se as estamos a sentir é porque existe razão para as sentir. 
E em vez de desperdiçar tempo a pensar, repensar e a recriminarmo-nos por sentir aquela emoção, devemos antes aceitá-la e fazer algo de positivo com ela.

Mito 4. Não se consegue controlar o que se sente

Mesmo que as nossas emoções não estejam erradas, isso não significa que nos tenhamos de resignar e de ficar presos a elas. Com certeza é possível fazer mudanças que vão influenciar o modo como nos sentimos.
Depois de um dia difícil, escolher fazer algo que nos ajude a sentir melhor é muito apropriado e saudável.

Mito 5. As emoções dolorosas são intermináveis e duram o dia todo

Ter este tipo de pensamento faz com que as pessoas se queiram livrar das suas emoções, o que normalmente resulta em mais frustração, ansiedade e intolerância. 
É importante compreender que as emoções são temporárias: atingem um pico de maior intensidade, mas passado algum tempo elas enfraquecem e reestabelecemos o nosso estado de equilíbrio.