Artigos
O uso da chupeta, até quando?
Atualmente a chupeta está presente na vida do bebé e é encarada como um bem indispensável. A questão que se coloca é: até quando?
A primeira função que o bebé desenvolve é a da sucção, tanto em tetina como na amamentação. Esta faz parte de um conjunto de reflexos que o bebé traz consigo, importante para o seu desenvolvimento. O reflexo de sucção desaparece ao terceiro mês de vida, é nesta altura que a sucção deixa de ser reflexa e passar a ser um ato voluntário.
O ato de sucção auxilia o bebé a sossegar-se e a desenvolver-se emocionalmente. Este mecanismo traz prazer ao bebé, ajuda-o a exercitar e a desenvolver os músculos orais que estão inerentes ao desenvolvimento da sua face, com grande influencia tanto na mastigação como na oralidade.
A chupeta é dada ao bebé com o intuito de o acalmar, pois proporciona um ato de sucção não nutritiva, que lhe fornece uma sensação similar à que sente durante a amamentação.
Dever-se-á ter o cuidado no momento da selecção da chupeta. É importante que seja semelhante à fisiologia da mama. Geralmente é usada a chupeta convencional, contudo estas chupetas têm um bico grande e arredondado e podem causar alterações no posicionamento da língua, e da força dos músculos com que o bebé executa a sucção.
Chupeta ortodôntica versus Chupeta convencional
O ideal será optar por uma chupeta ortodôntica adequada à idade da criança, na qual o bico da mesma está adaptado às estruturas da boca da criança. O suporte da própria chupeta também deverá ser levado em consideração. Uma chupeta mais anatómica dá a possibilidade de prevenir a asfixia e diminuir o risco de ingestão.
Chupeta Ortodôntica
A data limite para o uso chupeta
Existe uma data limite e aconselhada para o uso da chupeta, sendo que o abandono da mesma deve ser feito aos dois anos, dois anos e meio.
Esta é a idade ideal para a retirada da chupeta para não prolongar o hábito de sucção, que geralmente ocorre com a chupeta, o biberão ou com a sucção digital (sucção do próprio dedo).
Especialmente depois da erupção dos dentes de leite, a retirada deve ser consistente e definitiva, pois o hábito do uso da chupeta pode prejudicar o desenvolvimento da criança.
As principais causas do uso prolongado da chupeta são:
- A alteração de oclusão dentária (mordida cruzada, mordida aberta anterior ou open-bite, diastemas e projecção dos incisivos);
- Alterações da musculatura orofacial - falta de tónus ou força, projecção da língua.
- Palato estreito e alto;
- Alterações da respiração;
- Alterações de fala;
- Alterações na mastigação e deglutição.
Mordida aberta Anterior
Algumas considerações finais
- Use a chupeta apenas se o seu bebé a solicitar, não insista na sua utilização;
- Evite que ele a use de forma constante, use apenas para acalmar o seu bebé;
- Poderá retirar a chupeta a partir do primeiro ano de vida lentamente e no aniversário dos dois anos retirar por completo.
- Caso não consiga tirar a chupeta à criança, procure negociar com ela a retirada, com recurso a tabelas, uma festa de despedida para o momento e associar toda a família nesse trabalho;
- Seja consistente e firme da retirada da chupeta, inicialmente poderá ser uma experiencia desagradável para a criança mas com o tempo irá habituar-se;
- A chupeta não é necessária após o 3 ano seja firme e proporcione autonomia à sua criança;
- Celebre o facto da criança deixar a chupeta, encarando como um aspeto positivo no seu desenvolvimento.