3-slideshow.jpg

Artigos

O papel da criatividade no desenvolvimento da criança

None

Quando falamos em crianças pensamos sempre na sua espontaneidade, na capacidade que elas têm em inventar brincadeiras, na facilidade em criar novas amizades. Essa capacidade acontece porque as crianças nascem sem bloqueios, sem medos e com uma capacidade criativa na forma como se expressam, sendo originais e imaginativas. A criatividade tem uma ligação direta com a autoestima e a autonomia da criança e precisa de ser estimulada.

É importante que os adultos estejam atentos ao estado emocional das crianças e que fiquem mais predispostos a observarem a sua criatividade, pois se a criança estiver bem consigo mesma, vai ter uma maior abertura para a aprendizagem e, por consequência o seu rendimento será melhor. Em contrapartida, se a criança não se sentir bem, não vai conseguir expressar as suas qualidades e não haverá espaço para um normal desenvolvimento. Neste sentido, é importante promover um desenvolvimento completo nas crianças, promover as suas potencialidades, dar asas à imaginação, deixar as crianças serem criativas nas brincadeiras, pois dessa forma elas irão exprimir as suas vivências, as suas emoções e os seus medos.

Hoje em dia, sem querer, os adultos vão destruindo a criatividade das crianças ao censurarem o seu comportamento, o que provoca baixa autoestima, insegurança e medo de se exporem. A forma mais eficaz de promover a criatividade nas nossas crianças é deixá-las brincar, envolver os pais nas brincadeiras, nas leituras, cultivar a imaginação da criança, despertar a curiosidade e desejo pela descoberta, estabelecer um relacionamento não possessivo, responder às perguntas que o seu filho coloca, questionar o seu filho sobre o seu dia, estimular a refletir sobre os sentimentos, mostrar que aquilo que a criança faz tem valor, encorajar, dar-lhe autonomia, estabelecer metas viáveis e enquadradas com a sua idade e capacidade, assim a criança vai sentir-se estimulada a esforçar-se cada vez mais, pois assim como comer e dormir a criança também precisa de brincar para se desenvolver física e mentalmente.

Neste sentido, não organize nem sobrecarregue o seu filho com demasiadas atividades programadas, permita que as crianças tenham um tempo livre sem nada para fazer. As crianças precisam de regras, mas é importante deixar um tempo livre para que elas desenvolvam a sua imaginação e espontaneidade.