Terapias Não Convencionais
Medicina Tradicional Chinesa
Informação
Medicina Tradicional Chinesa
A visão contemporânea da Medicina Tradicional Chinesa considera-a como um modelo tradicional de sistemas biológicos, integrando uma abordagem terapêutica holística, sendo o diagnóstico um dos seus princípios fundamentais.
De acordo com o Modelo de Heidelberg, o diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa baseia-se num sistema de sinais clínicos e sensações estabelecidas para avaliar o estado vegetativo funcional de um paciente. Este estado pode ser tratado através de Acupuntura, Tuina (Terapia Manual Chinesa), Fitoterapia, Qigong (Terapia de Biofeedback Vegetativo) ou Dietética.
A área de atuação da Medicina Tradicional Chinesa é alargada, pelo que é recomendável o seu uso em situações de dor aguda e crónica (dor lombar, dor de pescoço, tendinite, osteoartrite, ciática, dor de cabeça e enxaqueca), perturbações do trato respiratório (sinusite, rinite alérgica), perturbações digestivas (refluxo gastro-esofágico, náusea, vómitos, gastrite, obstipação), amenorreia e perturbações ginecológicas, ansiedade, labilidade de humor, sintomas de stress, insónia, entre outras.
Medicina Tradicional Chinesa e as crianças
Tuina Pediátrico
Enquanto técnica específica da Medicina Tradicional Chinesa, a Tuina consiste numa massagem com efeitos terapêuticos, distinguindo-se de uma massagem de relaxamento. Para o efeito, a Tuina combina diversas técnicas manipulativas aplicadas a pontos específicos (pontos de acupuntura) e regiões corporais, em função de um diagnóstico prévio, sendo uma terapêutica bem aceite pelas crianças.
Qigong para crianças
O Qigong terapêutico é considerado uma terapia tradicional de biofeedback vegetativo, na qual o paciente pode controlar de forma voluntária e consciente os processos corporais, interagindo com as suas energias naturais, integrando exercícios posturais, respiratórios, de movimentos e de meditação. Estes exercícios evidenciam propriedades de estabilização vegetativa que promovem a autorregulação dos sistemas biológicos corporais, com vista a aumentar a qualidade de vida e a prevenir doenças.
Ao longo dos tempos, foram-se realizando diversas investigações nacionais e internacionais com o propósito de medir os efeitos do Qigong. Pesquisas recentes demonstraram que o Qigong terapêutico pode desempenhar um papel importante no controlo e diminuição da ansiedade, aumento da atenção em crianças e jovens, entre outros.
Marque uma consulta
Medicina Tradicional Chinesa
Caso pretenda marcar uma consulta, deve contactar-nos pelo telefone (276 328 042) ou deixar o seu pedido de consulta através do preenchimento dos campos abaixo:
Após o processamento do seu pedido, será contactado até 48h úteis para agendar a consulta. Procuraremos sempre responder o mais rapidamente possível ao seu pedido.